top of page

MARLBOROUGH. Por dentro do Terroir!

Atualizado: 5 de abr. de 2021

Situada na ponta nordeste da Ilha do Sul, Marlborough é de longe a região vinícola mais importante da Nova Zelândia, sendo o lar de mais de 500 produtores, os quais alimentam mais de 75% de toda a produção de vinho do País


Localizada junto ao Estreito de Cook ao norte e ao Oceano Pacífico a leste, Marlborough é puramente uma região de clima marítimo.


A brisa do mar é uma parte vital do Terroir por aqui. A luz do sol durante o dia é temperada pelo vento, levando a uma variação diurna de temperatura substancial. Isto, juntamente com um outono seco e ensolarado, cria uma longa estação de crescimento, que dá às uvas tempo para desenvolver um caráter varietal pleno e expressivo, sem perder sua acidez característica.

A viticultura em escala comercial não começou em Marlborough até a década de 1970, quando o produtor Montana (agora chamado Brancott Estate) pesquisou a área e comprou sua primeira terra lá. Os primeiros vinhedos em grande escala foram plantados em 1973 e, apesar dos desafios iniciais com os solos secos e ventos fortes, os vinhos de Marlborough já começavam a fazer seu nome, explodindo no cenário mundial do vinho nas décadas de 1980 e 1990, especialmente após o lançamento do aclamado Cloud Bay


Sub-Regiões

Marlborough tem três sub-regiões principais de cultivo de uvas, cada uma com solos e características climáticas distintas. Estes são o Vale Wairau, Vales Meridionais e Vale Awatere.

Wairau Valley abriga cerca de 45% dos vinhedos de Marlborough. É o lar do principal distrito da região, Blenheim, e das sub-regiões de Rapaura e Renwick. Tem um clima quente e ensolarado resfriado pelos ventos do Oceano Pacífico. Com uma extensa base de Solos na região, os melhores vinhedos possuem solos aluviais de drenagem livre, oriundos de antigos leitos pedregosos do rio Wairau.


Southern Valleys Responsável por 25% de todas as plantações da região, o Southern Valley corre ao sul do Vale Wairau, sendo a região um pouco mais fria e seca que seu vizinho . A topografia é mais influenciada pelas encostas mais baixas da cordilheira Wither Hill. Os solos aqui foram formados em grande parte por depósito de areia e cascalho transportado pela água corrente do gelo derretido de geleiras, alem de áreas com mais argila e encostas de colinas cobertas de loesse.

Tal como acontece em outras áreas, aqui os produtores costumam produzir vinhos feitos a partir de frutas provenientes das três sub regiões, dificultando o entendimento do estilo de cada uma e seus respectivos micro terroirs..


Awatere Valley: Localizada a sudeste, Awatere Valley esta situada paralelamente as outras duas sub regiões, estendendo-se da costa para o interior passando pela pequena cidade de Seddon. Tem o clima mais fresco devido à sua maior proximidade com o oceano, tanto no lado norte como no lado oriental, e pode produzir vinhos com uma acidez e qualidade mineral ligeiramente mais finas.

Também é um pouco mais seco do que as outras duas regiões. A topografia é uma combinação de terraços fluviais e planícies de inundação; os solos são cascalhos aluviais e argila e loess soprado pelo vento. Cerca de 30 por cento das plantações de Marlborough estão localizadas aqui.



Estilo de vinhos

Malborough é particularmente famosa por seus vinhos brancos refrescantes feitos a base de Sauvignon Blanc, os quais, dominam os vinhedos de toda a região. Em 2017, a variedade representava 80% da superfície das vinhas e 86% da produção regional.


Outras variedades e uva branca como Chardonnay, Pinot Gris e Riesling também são muito populares na região, alem dos vinhos a base de Alvarinho ( Uva Portuguesa encontrada na região do Minho, Vinho Verde. ), os quais estão se mostrando promissores. Muitas outras variedades de uvas são cultivadas com bons resultados, embora em pequena escala


Entre os tintos, a Pinot Noir possui a maior relevância, servindo de base para alguns vinhos de primeira classe, produzindo geralmente versões mais leves e frutados se comparado aos Pinot de Central Otago e Martinborough.


Marlborough é também um importante produtor de vinho espumante de qualidade, feito no método tradicional de Chardonnay e Pinot Noir. Várias das grandes empresas também produzem vinhos espumantes para consumo diário a partir de outras variedades de uvas brancas.


Entre alguns, dos diversos produtores que se destacam na região, podemos citar:

Franmigham - Fromm - Dog Pint - Cloud Bay - Giesen - Hanz Herzog





fontes:

Oxford. The Wine Companion

World Atlas of Wine

wine-malrborough.co.az


Comentários


bottom of page